Na parte montanhosa de Basse Terre da ilha, encontra-se o Parque Nacional de Guadalupe com o vulcão La Soufrière, com 1500 metros de altura, jóias arquitectónicas, destilarias de rum, plantações de banana, campos de manga e ananás. Com exceção do norte, as praias são mais pequenas e parcialmente negras, porque são de origem vulcânica. A capital da ilha, Basse-Terre, tem provavelmente o mercado mais bonito de Guadalupe e a aldeia piscatória de Deshaies já não é uma dica privilegiada, mas é uma das 10 aldeias mais bonitas de França.
Numerosos jardins, como o jardim botânico de Deshaies ou o Jardin de Valombreuse, bem como destilarias de rum, plantações e extensas florestas tropicais são testemunhos de uma vegetação tropical florescente. A grande vantagem de Guadalupe: não existem animais venenosos, como a víbora-lança na Martinica. Este paraíso pode ser explorado de forma descontraída. Grandes villas e quartos privados criam a sensação de umas férias individuais no campo.
Não há praticamente centros turísticos na Basse Terre. No entanto, encontrará restaurantes de luxo, grandes pores-do-sol e locais discretos para sair com um toque caribenho, como em Ziotte ou em Bourg, o centro da aldeia piscatória de Deshaies. A própria cidade de Basse Terre tem um pequeno centro histórico que vale bem a pena visitar. O mergulho é bom na costa oeste, enquanto o norte e o leste são preferidos pelos surfistas em locais selecionados, como a praia Plage Bananier. Deshaies é o principal local de filmagem da série "Death in Paradise"