A série policial Death in Paradise foi filmada como uma coprodução britânico-francesa em Guadalupe. A BBC encomendou agora as 13ª e 14ª temporadas, bem como mais dois especiais de Natal, à Red Planet Pictures/Atlantic Productions. Na série, Guadalupe é apresentada como uma ilha vizinha dez vezes maior e os actores encontram-se repetidamente em Guadalupe, por exemplo, no porto de Pointe-à-Pitre. A capital da ilha Sante Marie é Honoré, na realidade Deshaies, no norte de Guadalupe. Os actores mudam, o sucesso mantém-se - cada vez mais turistas seguem os passos dos actores. Mais de 400 figurantes locais estão envolvidos nas filmagens. A região de Guadalupe, como é óbvio, também subsidia todos os anos os custos de produção e abre as portas. O roteirista Robert Thorogood recebeu o prémio "En route to France" pouco depois do início da série. A série é produzida pela empresa inglesa Red Planet Pictures Limited sob contrato com cerca de 70 técnicos. No local, a Skyprod Productions continua a ser utilizada. Pode escolher entre as nossas visitas guiadas. Dependendo do ano ou dos principais locais de filmagem em Honoré (Deshaies) e Sainte-Marie (Sainte Rose e, dependendo da digressão, também Pointe Noire).
As filmagens duram cerca de 3 a 6 meses. Em 2016, por exemplo, houve 98 dias de filmagem. Por vezes, as filmagens decorrem das 6 da manhã (com intervalos) até às 6 da tarde. Os fins-de-semana são livres e os actores podem dedicar-se aos seus interesses. Em Deshaies, a estrada principal N2 é de sentido único em direção a Basse-Terre, ao longo dos restaurantes e boutiques. A rua tinha de ser fechada sempre que se realizavam as filmagens. Por isso, o restaurante foi mudado e as reuniões da equipa de polícia tiveram lugar no restaurante La Madras, numa pequena rua lateral. A equipa e alguns dos actores ficaram alojados no complexo Fort Royal. As estrelas, no entanto, ficam normalmente em villas com os seus familiares, que são alugadas pela agência local Sky Prod Productions. Os actores convidadas são alojadas na Résidence O Coeur des Deshaies, no centro da cidade, com a sua grande vista panorâmica sobre a baía de Deshaies e, à noite, encontram-se onde? Não num bar à beira-mar? Algumas pessoas ficaram rapidamente com demasiado calor durante as filmagens e abandonaram a série. Ou por motivos particulares. Outros resistiram durante muito tempo e fizeram muitos amigos na aldeia, como Danny John-Jules (Dwayne Myers), que também fala a língua local, o créole guadeloupéen. Ou Joséphine Jobert, que já conhecia Guadalupe da telenovela francesa Villa Karayib, que foi filmada durante 2 anos numa villa perto de Saint Francois. Piloto de helicóptero, mergulhador, futebolista semi-profissional e estudante de medicina - Ralph Little é certamente uma das personalidades mais coloridas do cinema britânico - também ele se apaixonou por Deshaies e Guadalupe.
A série tem sido um enorme sucesso em todo o mundo desde 2011. É transmitida em 135 países (incluindo os EUA no canal PBS) e vista por cerca de 100 milhões de telespectadores. As filmagens decorrem principalmente nas duas ruas da bela aldeia piscatória de Deshaies e na praia de la Perle, onde se situa o bungalow do inspetor. Siga os passos de Ralph Little, Kris Marshall, Sarah Martins, Humphrey Goodmam e Camille Bordey. Passeie e/ou conduza connosco até aos locais de filmagem na ilha fictícia de Sainte Marie (por exemplo, a fábrica de cana-de-açúcar Domaine de Séverin, Langley Hôtel Fort Royal). Visite o nosso restaurante "Chez Samy" (na série Surf School Sandy Cove) na praia de sonho de Grande Anse, principal local de filmagem do segundo episódio "Hidden secrets" da quarta temporada. Samy irá contar-lhe factos interessantes sobre Ralph Little, Sarah Martins, Kris Marshall, Danny John-Jules, Joséphine Jobert, etc., com um cocktail de frutas e temperaturas quentes. As nossas visitas guiadas são no seguimento de Death in Paradise e não existe qualquer ligação entre a produtora (Red Planet Pictures Limited) e os nossos serviços.
A esquadra de Honoré situa-se na antiga reitoria da pacata aldeia de Deshaies, junto à igreja de St Pierre-et-Paul. Quando não está a filmar, há um pequeno museu para visitar. Mas conhece a história da reitoria? O mercado em frente à igreja só se realiza para a série. Tal como os mercados junto ao mar ou ao porto. Mas onde estão os próximos mercados semanais tropicais coloridos? E será que os bares tocam mesmo Tiney Winey Soca Calipso, como na série, ou Zouk e música latina?
O bar Catherine's é o ponto de encontro após a resolução dos casos no final de cada episódio. Por vezes, parte da equipa também se senta lá depois de um longo dia de filmagens, que é difícil devido ao calor. Torna-se presidente da Câmara de Honoré pouco tempo depois da detenção de Joseph Richards. Jeanny Marc, antiga deputada da Assembleia Nacional francesa, é a presidente da Câmara de Deshaies. Porque é que Deshaies conservou este encanto? Há uma razão. Está num presidente da câmara. Jeanny Marc e Max Mathiasin... alguns dos políticos mais conhecidos em França são atualmente oriundos desta pequena cidade. Aliás, ambos são também primos...
Um destaque especial na 3ª temporada da série. O nome do Créole Beach Hotel & Spa não é alterado. O DI Humphrey pode investigar luxuosamente sem demora.
Deshaies está a tornar-se cada vez mais o St Tropez das Pequenas Antilhas: Iates, windjammers até 600 pessoas e barcos de pesca. No entanto, o lugar mantém-se autêntico.
A baía de Deshaies é um dos locais centrais de filmagem: no porto, nos barcos, no bar de Catherine (restaurante la Kaz, depois le Madras) e nas ruas do centro da cidade - desde o primeiro episódio em 2011. Sarah Martins partiu o pé aqui no porto durante uma acrobacia enquanto corria ao longo do cais. Por uma questão de princípio, não se deixou dobrar. Foi por isso que Camille Bordey esteve ausente quando o inspetor foi apanhado com dengue.O guião teve de ser reescrito. Se vir os episódios 7 e 8 da primeira temporada, verá que Camille Bordey mal anda ou não anda. Como sabemos desde o episódio 1 da 5.ª temporada, Josephine Jobert também faz esses sprints no porto. E o salto triplo sobre os barcos - foi você que o fez?
O Jardim Botânico de Deshaies é um dos principais pontos turísticos de Guadalupe. Richard Poole foi assassinado aqui no primeiro episódio da 3ª temporada. Anteriormente propriedade do comediante francês Coluche, foi o jardineiro paisagista Michel Gaillard que deu à propriedade a sua forma atual. Muito popular entre os seus empregados, Michel Gaillard teve de lutar durante muito tempo para concluir o seu projeto. Quais foram as razões? O Presidente da Câmara não queria grandes hotéis, nem cinema, nem cartazes publicitários de grandes dimensões, mas sim um turismo suave. Enquadrava-se no conceito de turismo. Mas o que é que incomodava o conselho local de Deshaies?
Uma das mais belas praias de Guadalupe e um local de filmagem frequente, por exemplo, o episódio 3 da 5ª temporada "Posing in Murder" . Ralph Little (Detetive Inspetor Neville Parker) na praia de Grande Anse, ao nível do restaurante "Chez Samy", muito bem cotado nos portais habituais.
Temos acompanhado de perto a série desde o início. Muitos actores adoram esta longa praia imaculada pela manhã. Alguns vêm para Ziotte, onde os bares e restaurantes da praia exalam um toque franco-caribenho. Os pores-do-sol são gigantescos. Muitos artistas também adoram o nosso restaurante isolado "Chez Samy" no meio da reserva natural, como uma ilha - Belle Ile en mer..... Cantores, escritores, poetas. Originais, autênticos e adoráveis.
Não podemos citar nomes publicamente por respeito à privacidade. Nem as moradias onde os actores ficam. Muitas estrelas convidadas prolongam a sua estadia para poderem tirar férias.
O Langley Resort Fort Royal foi e é um local de filmagem frequente da série. Apenas o sol foi testemunha..... Certamente não cai do chão do "Bay Cove Hotel" como Lisa Watson (Season 1, Épisode 2), mas talvez fora de todas as nuvens, cego pelo charme de Deshaies? Os nossos passeios incluem sempre uma paragem em Fort Royal. É claro que também tem a possibilidade de passar lá a noite, sentar-se no bar e, com um pouco de sorte, encontrar a equipa que lá esteve durante as filmagens. Também temos resposta para as perguntas mais difíceis dos telespetadores apaixonados, por exemplo, onde fica a villa na Ilha Sebastian (Ilha Kahouanne, visível de Fort Royal)? Porque não há lá nenhum apartamento, nem a ilha é habitada. Um caso em aberto da 3ª temporada, episódio 7, porque não dar uma olhadela à Maison Maudois em Saint Claude, acima da capital da ilha, Base-Terre.
Na 5ª Temporada, Episódio 2: Emerald Isle, os britânicos e os franceses lutam por Spinners Rock, onde foram descobertas rochas com pedras preciosas. Dwyne Myers e JP Hooper descobriram a perfuração. A governadora de Ste Marie, Caroline Bamber, dirige palavras bastante fortes a François Tromeur, o presidente do Parlamento governamental de St Robert, a ilha francesa vizinha de Ste Marie. Spinner's Rock é a ilha rochosa de Tête d'Anglais, visível a partir da estrada costeira Sainte Rose - Deshaies. Mas como é, de facto, a colaboração entre a Red Planet Pictures e a Atlantic Productions? É muito boa. No início, a maioria dos franceses teve alguma dificuldade em filmar em inglês. Mas a barreira linguística durou pouco tempo. A equipa é composta por cerca de 50 % de britânicos e franceses. Um papel intermediário importante é desempenhado pelo Bureau d'Acceuil de Tournages guadeloupéen BAT, cuja missão é aumentar a produção audiovisual. Esta instituição, fundada em 2008, tem uma boa ligação à região e serve de porta de entrada: contactos, logística, actores, liberdade. Com Tony Cocoin-Viloin, um profissional absoluto está ao leme desde 2008. Vários filmes foram lançados e, com um episódio da série policial "Meurtre", Marie-Galante conseguiu fazer outro filme aclamado nacionalmente em França.