A ilha de Sainte-Marie é descrita em pormenor na terceira temporada, episódio 3 "An artistic murder". Com base num antigo guia de viagens em três partes. "Walks of the Carribean" de Albert Dunn, ficamos a saber pormenores sobre a ilha, por exemplo, que está prevista a construção de um farol, que a ilha tem 1/10 dos km² de Guadalupe ou uma comparação com outras ilhas. "As florestas tropicais estão cheias de vida". DI Goodmann está aborrecido, mesmo que o guia tenha exposto o galerista da galeria de arte. Mas onde fica Sainte-Marie? Principalmente no noroeste de Guadalupe. O cantão (distrito) de Sainte-Rose 1, com os seus 4 distritos, a parte noroeste de Sainte-Rose, a parte norte de Bouillante, Pointe Noire e Deshaies, tem cerca de 140 km² e é, portanto, um pouco mais pequeno do que a ilha de Sainte-Marie, com 162 km². No entanto, a população de cerca de 15.000 habitantes é superior à de Sainte-Marie, cerca de 10.000. No geral, é bastante congruente e as filmagens foram efectuadas principalmente nestes 4 municípios. Existe uma polícia local, a "police municipale" e também uma gendarmerie em todo o lado. A criminalidade é reduzida e a maior parte das infracções são excessos de velocidade, alguns dos quais significativos. Não se trata de um território britânico ultramarino, mas pertence à ilha de Guadalupe.. Há plantações de cana-de-açúcar, turismo e pesca, como em Sante-Marie. Muitas moradias de luxo, por vezes alugadas a turistas, pequenos hotéis de charme, mas nenhuma clínica de estética, como a Clínica Jaracanda. O Palácio da Justiça não fica em Deshaies, mas o "Hôtel de Ville" em Sainte-Rose. O edifício do governo é a Câmara Municipal de Pointe Noire. Também não há governador (por exemplo, Caroline Bamber) ou ministros (como Jacob Doran, Ministro do Comércio), mas apenas presidentes de câmara, conselheiros distritais e um prefeito. O Banco de Sainte-Marie negoceia em dólares, na libra de Sainte-Marie e no dólar das Caraíbas Orientais. Está situado na Place de la Liberté, perto da Câmara Municipal de Pointe Noire. Dwayne e Florence obtêm aí informações sobre a carteira de Marcus Knight no episódio 5 "Lost identity" da 5ª temporada. Os meios de pagamento são euros. No segundo episódio da quinta temporada, "The Emerald Isle", é-nos apresentada a casa do governador - o *** Hotel Habitation du Comté, na aldeia de Comté de Loheac. É aqui que tem lugar a festa de despedida do Governador Bamber. Na 11ª época, funciona como clube de golfe.
É provavelmente a parte mais bonita de Guadalupe. As ilhas ao largo de Sainte Rose, as praias de areia larga desde Plage de Cluny até Grande Anse (Atenção: algumas correntes, por exemplo em Cluny), a pitoresca Deshaies, o jardim botânico, as destilarias de rum..... Procura o apartamento do inspetor na praia de la Perle? Será completamente embalado em contentores e reconstruído 2 semanas antes do início das filmagens. Devido às tempestades de inverno, o pavilhão pode ser arrastado se o mar sair alguns metros do seu leito. O jipe da polícia, um Landrover Defender 110, foi modernizado após a terceira temporada e convertido da versão 300 Tdi para a versão TD5. O sidecar, um Royal Enfield Bullet 500, está à disposição da polícia de Ste Marie como outro veículo. O Inspetor Poole não ficou muito entusiasmado com a motorização. O segundo distrito administrativo da ilha é Port Royal, tal como Honoré, uma cidade portuária. Situa-se na ilha de Guadalupe, em Bas-Vent, um distrito de Deshaies. Sainte Marie foi francesa durante muito tempo e situa-se aproximadamente perto da Domínica. Isto deve-se à sua proximidade com a Martinica. 30% da população fala francês, a circulação faz-se pela direita e os veículos têm a matrícula de Guadeloupe 971.
A igreja Sainte Rose de Lima foi, entre outras coisas, o local de filmagem do episódio 8 da quarta temporada. O Pastor Mason falou lá sobre a sua mulher. Ela tinha feito amizade com o diretor da prisão - mas ele não sabia disso. A igreja do século XVIII é uma das jóias escondidas de Guadalupe. Está situada em Sainte Rose, perto da Câmara Municipal. Os mangais e as ilhas ao largo da costa de Sainte Rose convidam ao surf e à descontração.
É frequente ver imagens como esta na série. Muitas cenas foram filmadas nas montanhas acima de Pointe-Noire. O vulcão do Monte Esmée entrou em erupção pela última vez há 80 anos. La Soufrière é o vulcão de Guadalupe. O episódio 1 da 6ª temporada foi filmado no observatório do vulcão. No entanto, o vulcão por detrás dele é uma ficção. Neste episódio, são utilizados muitos truques técnicos. Era suposto ter sido filmado na ilha de Montserrat. Mas depois os organizadores mudaram os seus planos. Não queriam transportar o dispendioso equipamento de filmagem por barco. É compreensível, dado o mar agitado que separa as duas ilhas vizinhas. Especialmente porque o equipamento já tinha sido exposto a uma tempestade uma vez no Atlântico.