Muitas séries e filmes de televisão franceses foram rodados em St Maarten / St Martin. Os argumentistas inspiraram-se na ilha dividida e na sua multiculturalidade. Marigot, com o seu forte, a importante marina e o mercado nacionalmente conhecido, Philippsburg, com o seu terminal de cruzeiros e muitas moradias luxuosas, também teria sido um cenário digno. No entanto, St Martin é densamente povoado e as paisagens não são tão deslumbrantes como na costa ocidental de Guadalupe. Sante-Marie tem cerca de 160 km² - aproximadamente o tamanho de Marie-Galante. A vida lá é de sonho, as praias são bonitas e as aldeias sonolentas. Tal como em Sainte-Marie. Teremos todo o gosto em elaborar o seu itinerário à la carte: de Marie-Galante via Deshaies até Sint Maarten / St Martin.
Bob Woolmer foi um antigo jogador de críquete inglês que morreu em circunstâncias misteriosas durante o Campeonato do Mundo de Críquete de 2007, na Jamaica. Na altura, era o treinador da bem sucedida equipa de críquete paquistanesa, que perdeu de forma sensacional na primeira ronda para a Irlanda, um azarão, e foi eliminada. Foi depois encontrado morto no seu quarto de hotel. Mais de 400 pessoas foram interrogadas pela polícia jamaicana. A polícia britânica enviou um inspetor para investigar o assassinato. Robert Thorogood inspirou-se neste facto com a sua ideia "Caribbean Cops". Durante uma viagem a Santa Lúcia, também se apercebeu de vários assassinato. Em Londres, trabalhou sem sucesso durante 18 meses para várias empresas audiovisuais até que o poderoso patrão da Red Planet Pictures, Tony Jordan, lhe abriu as portas da BBC. Inicialmente, queriam filmar numa ilha britânica - Barbados ou Santa Lúcia - antes de conseguirem a adesão da France 2. Depois, o aspeto financeiro entrou em jogo e nasceu a ideia de Sainte Marie com um inspetor britânico e um sargento francês. (Fonte: Radio Times.com, de 12.02.2021)
No início, ninguém teria pensado no impacto que a série teria no turismo em Deshaies. Partiu-se do princípio de que seria como "Les vacances de l'amour" em St Martin/Sint Maarten, controlável. Também observámos isso no nosso sítio Web. 3/4 dos visitantes profissionais de língua alemã, inglesa e francesa do nosso sítio Web clicam na série pelo menos uma vez. Atualmente, os cliques situam-se na casa dos quatro dígitos. A época turística também se desenvolveu bem fora das férias devido ao turismo cinematográfico. Atualmente, a Deshaies fala de 15.000 visitantes adicionais por ano. A tendência é para aumentar. Neste momento, estão a ser montados cerca de 45 cenários, incluindo o pavilhão do inspetor. Em Pointe Noire, um curso de formação de dois anos para se tornar um técnico multimédia (Diploma BTS audiovisuel) pode ser feito no liceu desde 2021. A série recruta aí muitos figurantes e técnicos. O primeiro casting teve lugar em Sainte Rose, em agosto de 2011. Estiveram presentes cerca de 1100 candidatos. É bem pago a € 90 por dia (a partir de 2019), mesmo para os extras. A agência Casting Or du Temps selecciona os figurantes juntamente com a Skyprod, entretanto no salão paroquial de Deshaies.