Bem-vindo a Sainte Marie

O inspetor Richard Poole chega ao aeroporto de Sainte Marie, na realidade o Aérodrome de Baillif, no sul da ilha de Basse Terre. De facto, não há voos regulares para lá. O sol não costuma arder ali como o inspetor sente. Há normalmente uma brisa fresca, os chamados ventos de Alizé. Depois de terem sido recolhidos pelo comissário e pela brigada de polícia, dirigem-se a Honoré para o seu primeiro caso. No caminho, o chefe de polícia familiariza imediatamente o inspetor com dados sobre a ilha.

 

O ferry de Guadalupe chega sempre ao porto de Honoré. Murder on Board", "Uma ajuda inútil" e "Música de Assasinato" também foram parcialmente filmados lá. Na baía de Deshaies, de frente para o mar, encontram-se restaurantes e bares de todos os tipos, geralmente com cozinha crioula, incluindo o restaurante l'Amer no cais para os iates de todo o mundo. Na série, este é o hotel de Megan Talbot no 4º episódio. No extremo norte da baía, encontra-se o Catherine's Bar, na realidade o bar de praia do restaurante Madras. Pode esperar cocktails tropicais e marisco, entre outras coisas, mas não a canja de galinha de Catherine, que ajudou o inspetor-geral Richard Poole com a sua dengue. No extremo norte da baía, um mercado também é montado de vez em quando nas ruas laterais para a série, tal como no 5º episódio em Pointe Noire. Mas a questão mais importante mantém-se: Onde é que fica a casa de James Lavender? Será que está mesmo atrás da Plage Cluny?

Baía de Deshaies © Aurélien Brusini, 2016, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Baía de Deshaies © Aurélien Brusini, 2016, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

 A nossa visita guiada leva-o aos locais de filmagem da primeira temporada, que estão abertos ao público. Estes estão maioritariamente localizados no território da comuna de Deshaies. Outros locais de filmagem e moradias privadas só podem ser visitados e fotografados com a autorização dos proprietários, como o Hotel Habitation du Comté na aldeia de Comte de Lohéac, onde o Sr. e a Sra. Knight viveram no 4º episódio. Nalguns casos, isto é possível mediante acordo com os proprietários, mas não há qualquer direito. Por exemplo, o episódio 7 "Música de Assasinato" foi parcialmente filmado nos Tainoo Cottages, na praia de Grande Anse, ou o episódio 3 "Previsão de assassinatos" na escola secundária "Collège Félix Aladin Flémin" de Deshaies, cujo nome é uma homenagem ao antigo presidente da câmara Félix Flemin, antecessor de Jeanny Marc no cargo. Por razões logísticas, os locais de filmagem, como o porto de Pointe-à-Pitre ou o Aérodrome de Baillif, não podem ser visitados em passeios de um dia. No entanto, temos respostas para muitos perguntas: onde é que Dwayne perdeu o seu distintivo da polícia? Onde é que o jipe da polícia desce para a aldeia? Em que hotel é que Lady Hamilton foi assassinada?  Terá sido no Tendacayou Spa, no alto de Deshaies, onde ela também mentiu aos dois agentes no restaurante? Em todo o caso, Paradise Beach era a praia de Cluny, entre Deshaies e Sainte Rose, onde Léon Hamilton defraudou muitos investidores ao estragar um projeto de construção - incluindo o comissário Selwyn Patterson.

 Hintergrund  oben auf allen Seiten: Bucht von Deshaies (Robertopositivo RP); Strand von La Grande Anse Deshaies (RP); Insel bei Gosier,

Giraud 2006 Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG; Strand von Bois Jolan bei Sainte Anne, Giraud 2005 Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe; Yachten und Yachten mit Korossolblumen Comité Territorial du Tourisme de Saint Barthélemy; Wanderweg bei Goyave, Aurélien Brusini 2012, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe; Petite Terre, Nathalie Bordy, Mairie de la Désirade; weitere Bilder privat 

Kontakt: Robert Erdt, Portable Guadeloupe 06 52 42 97 67 

Deutschland Tel. 0049 1578 034 1118

c/o Maison Jean-Pierre, route de la nouvelle Cité, F-97126 Deshaies, Guadeloupe Mail: service@robert-erdt.com