Sainte Rose - uma beleza desconhecida

Passar por Sainte Rose na estrada nacional é um pouco como passar pela Périphérique em Paris ou Rio de Janeiro. Há por todo o lado placas publicitárias feias e não há o ambiente que se espera de uma cidade turística. Já não se pensa em ficar aqui. É uma pena. O que poucos se apercebem é que há muito para descobrir fora da estrada principal, pois Sainte Rose é um dos mais belos destinos de excursão em Guadalupe. As ilhas ao largo da costa, com as paradisíacas Îlets Blanc e Caret, as mangas, o percurso pedestre costeiro e o interior de sonho, com os seus campos de cana-de-açúcar e ananás. Mas também belos edifícios coloniais e jardins tropicais com árvores de fruto.

Jardim de Valombreuse e Saut des 3 Cornes

Jardin de Valombreuse © Perle Chaulet, Jardin de Valombreuse
Jardin de Valombreuse © Perle Chaulet, Jardin de Valombreuse

De manhã, caminhamos até uma das cascatas mais populares de Basse-Terre, a Saut des 3 Cornes (cerca de 3 km, cerca de 150 metros de subida e descida, cerca de 1 hora), onde os habitantes locais gostam de tomar um duche debaixo da cascata. No caminho, descobrem-se seringueiras, cipós e atravessa-se o rio Moustique. De seguida, terá a oportunidade de tomar um duche com água termal em Sofaia. À tarde, visitaremos um dos mais belos jardins de Guadalupe, o Jardin de Valombreuse, com 5 hectares. 

 

PS: Em caso de chuvas fortes, o rio Moustique incha frequentemente de forma considerável. A caminhada será substituída por um outro programa. 

Ilhas de sonho ao largo da costa

Grand-Cul-de-Sac-Marin, Miami Vice Charter © Aurélien Brusini, 2017, Comité du Tourisme des Îles de la Guadelope CTIG
Grand-Cul-de-Sac-Marin, Miami Vice Charter © Aurélien Brusini, 2017, Comité du Tourisme des Îles de la Guadelope CTIG

Caribe puro espera por si no Grand-Cul-de-Sac-Marin, ao largo da costa de Sainte-Rose. Realize o seu sonho e apanhe um barco para a Îlet Caret, mesmo atrás do recife de coral protetor. Planear a excursão para um dia entre segunda e sexta-feira. Os fins-de-semana podem, por vezes, ser muito concorridos. Aproveite a liberdade, relaxe na praia ou observe os surfistas. Dependendo do presta e do itinerário, poderá ver outras ilhas, como a Îlet Blanc ou a Îlet Fajou, e descobrir os mangais durante a sua viagem. Com um pouco de sorte, é possível ver barracudas, raias e outros peixes. Organizamos excursões de dia inteiro e de meio dia.

Death in Paradise Tour Sainte Rose

Sainte Rose, Câmara Municipal © Guillaume Aricique, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Sainte Rose, Câmara Municipal © Guillaume Aricique, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

Nesta visita, só verá os locais de filmagem em Sainte-Rose e não em Deshaies. Da Praia do Paraíso (Plage de Cluny) à Maison Routa, um dos mais belos edifícios coloniais de Guadalupe. Na aldeia de Comté de Lohéac encontra-se o Hôtel Habitation du Comté, na série um campo de golfe ou a sede do Governador de Sainte Marie. Nas proximidades, encontra-se a Maison Cécile ou a casa do Ministro do Interior, Jacob Doran. Uma das últimas actuações de DI Poole também teve lugar ali, na casa de um industrial.  No centro da cidade, visitamos a Câmara Municipal, o museu do rum na destilaria Reimonenq e, claro, tomamos uma bebida. Na série, dois irmãos discutiram ali como distração para culparem um antigo empregado pelo crime. 


Fábrica de açúcar e destilaria de rum Gardel

Zuckerrohrfabrik Gardel © Guillaume Aricique, 2019, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Zuckerrohrfabrik Gardel © Guillaume Aricique, 2019, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

Interessa-se pela cana-de-açúcar e pelo que é feito a partir dela? Durante uma visita à fábrica de açúcar Gardel, uma das maiores empresas da ilha, aprenderá muito sobre o açúcar e a cana-de-açúcar, mas também sobre a conversão de resíduos orgânicos em energia. Em seguida, percorremos a ilha, em parte através de campos de cana-de-açúcar e há

belas panorâmicas fotográficas da paisagem e do mar. Em seguida, visitamos uma destilaria de rum e provamos diferentes tipos de rum ou pode optar por cocktails de rum frutado. 

Caminhada costeira: o trilho dos oficiais da alfândega e dos piratas

Praia de Cluny e ilha de Kahouanne © Aurélien Brusini, 2021, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Praia de Cluny e ilha de Kahouanne © Aurélien Brusini, 2021, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

A partir da Pointe de Bas-du-Vent ou da praia de Cluny, o caminho pedestre costeiro conduz a Sainte Rose. Dependendo do itinerário, de 6 a 10 quilómetros, a duração média da caminhada é de 1,5 a 2,5 horas. As belas vistas da ilha de Montserrat e dos ilhéus de Kahouanne e de Tête d'Anglais, ao largo da costa, permitem que o olhar se perca ao longe. Quanto mais se aproxima de Sainte Rose, melhor se avista a paisagem de mangais do Grand-Cul-de-Sac-Marin. Termine com um piquenique e um banho numa bela praia.

Caminhada circular de Sofaia e termas de Ravine Chaude

Trace de Sofaia © Clément Chambaud, 2020, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Trace de Sofaia © Clément Chambaud, 2020, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

Nesta caminhada de cerca de duas horas (diferença de altitude de ca 200 metros de subida e descida,  5 km), verá cipós, bambus, mognos e seringueiras, bem como o “bois bandé”, que é objeto de muitos risos em Guadalupe. O seu guia dir-lhe-á porquê. De seguida, visitamos a estância termal de Ravine Chaude, em Lamentin, com as suas águas termais de 28 a 33 graus.  Existem duas piscinas: uma piscina de relaxamento e uma piscina de 25 metros. A água contém cálcio, magnésio e potássio. É, por conseguinte, muito adequada para o tratamento de doenças cardiovasculares. Profundidade da água 1,20 - 1,30 metros


 Hintergrund  oben auf allen Seiten: Bucht von Deshaies (Robertopositivo RP); Strand von La Grande Anse Deshaies (RP); Insel bei Gosier,

Giraud 2006 Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG; Strand von Bois Jolan bei Sainte Anne, Giraud 2005 Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe; Yachten und Yachten mit Korossolblumen Comité Territorial du Tourisme de Saint Barthélemy; Wanderweg bei Goyave, Aurélien Brusini 2012, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe; Petite Terre, Nathalie Bordy, Mairie de la Désirade; weitere Bilder privat 

Kontakt: Robert Erdt, Portable Guadeloupe 06 52 42 97 67 

Deutschland Tel. 0049 1578 034 1118

c/o Maison Jean-Pierre, route de la nouvelle Cité, F-97126 Deshaies, Guadeloupe Mail: service@robert-erdt.com