Mergulhar sob o sol tropical: Mergulho e snorkelling

As Ilhas Leeward - com excepção de Saba e Santo Eustáquio - ainda não se encontram entre os destinos de mergulho mais conhecidos nas Caraíbas. São dicas secretas ou destinos que estão apenas a desenvolver-se. Antígua, por exemplo, com o Cades Reef, que também é bem adequado para principiantes. St Barthélemy oferece belos recifes de coral que reflectem a luz do sol. O mergulho em cavernas é também uma mudança de ritmo. Cursos PADI ou FFESSM (por exemplo, Open Water Diver, CMAS 1-PE 20, Nível 2) possíveis, bem como "baptismos". Em anexo encontram-se fotografias do mundo subaquático, lindo:

Saba Marine Park - para muito bons mergulhadores

O Parque Marinho de Saba rodeia toda a ilha. Os Pináculos, a Rocha de Diamante e outras estruturas cobertas com corais coloridos oferecem "Trop Offs" sem fundo e "drifts" excitantes como o "Terceiro Encontro". Mas também são possíveis mergulhos suaves, por exemplo, nos recifes pouco profundos ao largo da costa.  Uma fauna impressionante pode ser observada, por exemplo, peixes escorpião e tubarões enfermeiro. Numerosos recifes e formações rochosas recortadas são destinos excitantes mesmo para mergulhadores experientes. Faça um  férias de mergulho únicas    connosco: por exemplo, Saba - St Kitt's - St Maarten ou umas férias relaxantes nas Caraíbas com mergulho.

Guadeloupe

O mergulho em Guadalupe é mundialmente conhecido devido à reserva submarina Cousteau, com cerca de 400 hectares, perto de Bouillante, na ilha montanhosa de Basse-Terre, era para Jacques Cousteau um dos melhores oportunidades de mergulho do mundo.  As grutas "Grotte aux Baracudas" (até 45 metros), "Pointe Carangue" (carranges, atum, até 42 metros) ou "Sources Chaudes (até 60 metros de profundidade, fontes termais)" são reservadas a mergulhadores muito bons, mas existem mergulhos "normais" para principiantes e mergulhadores avançados.  Os 3 pontos principais são:  "La Piscine", "L'Aquarium" e "Le jardin de Corail" (até 15 metros) ou pode simplesmente ir até à estátua do Comandante Cousteau a 10 metros. A costa oeste de Basse-Terre oferece bons mergulhos até Sainte-Rose. Aí também é possível mergulhar em naufrágios (Gustavia, 40 metros de profundidade, nível 2/PE 40; Le Franjack, 20 metros de profundidade, augustin Fresnel, 29 metros). Da mesma forma, na costa oeste da Grande-Terre, por exemplo, Grand-Cul-du-Sac-Marin. Na costa sul, ao largo da Grande-Terre e ao largo da Désirade, existem bons "spots" para todos os níveis.

Reserva submarina Cousteau, cargueiro Le Franjack © Aurélien Brusini, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Reserva submarina Cousteau, cargueiro Le Franjack © Aurélien Brusini, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

Se preferir ficar à superfície da água: o mergulho em apneia permite-lhe descobrir muitos peixes coloridos e também corais.

 

 Literatura: Pascal Martin, Plongée sous-marine en Guadeloupe: Guide de la plongéé sous-marine Guadeloupe, les Saintes, Marie-Galante, Edition 2022 em francês

 

St Barthélemy

St Barth é conhecida pelos mergulhadores pelos seus recifes de coral coloridos, grutas e águas "pouco profundas" que reflectem maravilhosamente a luz do sol.  Existem mais de 30 spots de mergulho à volta da ilha. Existem 7 centros de mergulho na pequena ilha. As baleias podem ser vistas com frequência de Fevereiro a Maio. No Inverno europeu, o lado das Caraíbas é mais adequado para o mergulho devido ao mar mais calmo. 

 

Mergulhadores avançados: Ilhas Toc Vert, pequenas ilhas rochosas a cerca de 3 km a norte de St Barth, na reserva natural (espectáculo de luzes, cardumes de peixes, 0 - 20 metros, vários pontos de mergulho); com muito bom tempo: Ilha Coco, a cerca de 1 km a sul de St Barth (0 - 40 metros, sistema de cavernas com uma flora e fauna ricas, por exemplo, raias, tubarões); Ilha Gros Islet (0 - 25 metros, adequado para principiantes e snorkelling, peixes tropicais).

 

Muito bons mergulhos: Pain de Sucre, a cerca de 5 km de Gustavia (0 - 30 metros, N1 - N2, corais coloridos, barracudas, carangays); Pointe de Colombier (10 - 25 metros, N1 - N2, raias, tartarugas); Les Grenadiers, a cerca de 2 km a nordeste (25 - 30 metros, N1 - N2, corais, frequentemente golfinhos, raias)

St Kitts e Nevis

© Courtesy of St. Kitts Tourism Authority. Unauthorized use not permitted
© Courtesy of St. Kitts Tourism Authority. Unauthorized use not permitted

A maioria dos localidades situa-se ao largo da Baía de Basseterre ou a sul de St Kitts. O mar é mais calmo do lado das Caraíbas e quase não há correntes. Existem actualmente 4 centros de mergulho, 3 em Basseterre, em St Kitts, e um na praia de Oualie, em Nevis. Cerca de 20 spots em St Kitts: mergulho em naufrágios, cavernas e recifes, tudo é possível. 

 

Mergulho avançado ao largo de St Kitts e na enseada entre St Kitts e Nevis: Cocunut Reef, a cerca de 3 - 4 km da costa de Basseterre (15 - 25 metros, barracudas, amémen, tubarões de recife); Camps Reef também ao largo da costa de Basseterre (10 - 20 metros, recife de coral colorido, peixes-ouriço, arraias); Monkey Shoals (10 - 15 metros, aprox. 4 - 5 km ao largo da costa entre St Kitts e Nevis, correntes, vento, vários localidades, fauna rica).

© Courtesy of St. Kitts Tourism Authority. Unauthorized use not permitted
© Courtesy of St. Kitts Tourism Authority. Unauthorized use not permitted

Les Saintes

Quando se pensa em mergulhar nas ilhas a sul de Guadalupe, conhece-se Sec Paté - um dos mergulhos mais bonitos, mas também mais perigosos do mundo. Correntes submarinas muito fortes no estuário entre Guadalupe e Terre-de-Haut/Terre-de-Bas, descida por uma corda, etc. Este local é reservado aos "profissionais absolutos (PE 40 mínimo)". Por esta razão, não organizamos mergulhos em Sec Paté, para evitar que os mergulhadores avaliem mal as vossas capacidades.

No entanto, existem outros oportunidades de mergulho muito agradáveis, por exemplo, no Pão de Açúcar na ilha Terre-de-Haut ou na ilha offshore de Cabrit. Várias escolas de mergulho oferecem os seus serviços.

 

Menos experientes: por exemplo, Ti paté (peixes de coral, aprox. 12 - 15 metros), La Baleine (máx. 10 metros para principiantes, mergulhadores avançados podem mergulhar mais fundo até cerca de 20 metros), peixes de coral.

 

Avançado: La Pointe Cabrit: mergulho protegido pelas correntes (aprox. 20 metros de profundidade), peixes tropicais, Pointe à Vache (também aprox. 20 metros de profundidade) peixes maiores como barracudas e carangas

 

Mergulho em naufrágio: o Lynndy (aprox. 15 metros de profundidade) oferece um mundo de peixes variado, assim como o Océan Skipper (aprox. 20 metros de profundidade). 

Deshaies em Guadalupe

Deshaies é certamente um dos oportunidades mais bonitos das Caraíbas. Aqui encontra 3 centros de mergulho que oferecem mergulhos para todos os níveis. À nossa porta, encontrará um destino de mergulho menos conhecido na Alemanha, mas muito atractivo e rico em variedade. O nosso parceiro é o Calypso Plongée, directamente no cais no centro da aldeia. A variedade da vida marinha é visível apenas ao caminhar ao longo do cais. Não é tão movimentado como na época alta ao largo das ilhas Pigeons, em Bouillante.

 

 Menos experientes: por exemplo, Pointe Ferry (corais), Pointe Morphy (corais, tartarugas).

 

Mergulhadores avançados: por exemplo, Pointe Batterie (corais) 

 

Só para muito bons mergulhadores: por exemplo, em frente da ilha "Tête aux Anglais", "Le Sec des raies", "Stanior", ilha "Kahouanne".

Martínica

Rocher du Diamant © R. Haughton, Comité Martiniquais du Tourisme CMT
Rocher du Diamant © R. Haughton, Comité Martiniquais du Tourisme CMT

Os oportunidades de mergulho interessantes da Martinica situam-se na costa oeste das Caraíbas, principalmente na Baie du Diamant, a sul, e perto de Saint-Pierre, a norte. A ilha rochosa "Rocher du Diamant", com 175 metros de altura, ao largo da costa de Anse d'Arlet (nível 1, nível 2, correntes) é certamente considerada o melhor "spot" de mergulho da Martinica, com os seus túneis rochosos. Aí encontrará um rico mundo subaquático com raias, peixes tropicais e tartarugas, bem como uma gruta

 

Particularmente adequada para o mergulho em naufrágios... é, naturalmente, a baía de Saint Pierre, com os seus cerca de 10 navios - mas, na maior parte dos casos, apenas para excelentes mergulhadores. Mergulhe aí, por exemplo, no navio Roirama, que se afundou há 120 anos (nível mínimo 3, 50 - 60 metros de profundidade). Adequado para todos os níveis é o naufrágio do Raisinier (6 - 9 metros de profundidade).  Um rico mundo subaquático pode ser descoberto no localidade um pouco mais fácil "Les Sources Chaudes" (nível 1) ou no naufrágio do Nahoon (nível 3, 30 - 36 metros de profundidade), a sul, na baía de Fort-de-France. Aí se encontra também a ilha Ramier (nível 1, 5 - 15 metros, fauna e flora diversificadas). 

 

Outros pontos de referência: 

 

 Rocher de la Perle /Anse Couleuvre (nível 2-3, correntes 10 - 50 metros, barracudas) no norte. 

 

Les Canyons de Babody / Le Prêcheur (nível 2 - 3, 20 - 60 metros, variedade de cores) no norte  

 

Grandes Jorasses / Pointe Burgos (nível 2 - 3, 10 - 40 metros, peixes tropicais) no sul 

 

La Petite Siréne / Pointe Burgos / (nível 1, 10 - 20 metros, peixes tropicais 

Sint Maarten / Saint Martin

Scuba Diving © St Maarten Tourist Bureau
Scuba Diving © St Maarten Tourist Bureau

O mergulho em St Maarten, com algumas excepções, desce até aos 18-20 metros no sul e sudeste da ilha, tornando-a um destino muito bom para aprender este desporto fascinante. É possível mergulhar em naufrágios, antigos recifes de coral, esponjas e peixes tropicais em cerca de 35 locais. A visibilidade clara também torna a ilha particularmente interessante para os praticantes de snorkeling (15 - 30 metros). Nos dois parques subaquáticos (Man of War Shoal Marine National Park ao largo da costa de Philippsburg) e Réserve Naturelle sous-marine (no nordeste da parte francesa) encontrará uma das mais variadas flora e fauna das Caraíbas, incluindo cerca de 700 peixes de recife diferentes, como golfinhos, raias, tubarões e barracudas.

 

Oportunidades de mergulho populares: 

 

 Charlie's Shoal ao largo de Simpson Bay (máx. 20 metros, arraias, barracudas).

 

Big Mama's Reef (máx. 12 metros, tubarões-lixa, o "spot" o mais popular para mergulho com tubarões)

 

HMS Proselyte, fragata de 32 canhões, coberta de corais, rica flora e fauna (profundidade: 6 - 16 metros, naufrágio mais popular, cuidado com as ondas)

 

 Fish Bowl (18 metros de profundidade, barracudas, tubarões do recife)

 

O mergulho com tubo de respiração também é muito bom nos parques, por exemplo, no recife Anse Marcel e ao largo da ilha Pinel, na parte francesa.

Antígua e Barbuda

Antígua, não Barbuda. Esta linda ilha é muito boa para observar tartarugas na água.  Os localidades preferidos dos mergulhadores e dos praticantes de snorkeling em Antígua são o Cades Reef, com 2 a 3 quilómetros de comprimento (barracudas, raias, peixes-papagaio) e o naufrágio do navio "Andes", em águas pouco profundas ao largo de Deep Bay, perto de St John's. No entanto, existem também outros localizações muito bons (10 - 30 metros) nas costas sul e oeste. Eis alguns exemplos: 

 

 Mergulhadores avançados: Pilares de Hércules (visibilidade muito boa, solhas, peixes de recife); Naufrágio do cargueiro Jettias (peixes trombeta, peixes papagaio); Mary Kay Reef (corais moles, baracudas).

 

 Muito bom mergulho: Snappers Ledge (cavala, barracuda, 50-80 pés, correntes - drift dive). Outros locais a pedido, pois não são totalmente seguros.

Anguilla

© The Anguilla Tourist Board ATB
© The Anguilla Tourist Board ATB

Anguilla é uma dica privilegiada com naufrágios (por exemplo, Osterdiep), recifes de coral e uma rica flora e fauna. Os mergulhos são efectuados principalmente no lado norte da ilha e ao largo de Scrub Island e Dog Island. Infelizmente, existe apenas um centro de mergulho na ilha e cerca de 20 localidades.


A nossa dica de mergulho 1: Grand-Cul-de-Sac-Marin, Guadalupe

 Conhece Port-Louis? Uma dica privilegiada.....Crand-Cul-du-Sac-Marin.

A nossa dica de mergulho 2: Rocher Créole ao largo de Saint Martin

O Rocher Créole está situado ao largo da costa de Grand Case, na ilha francesa de Saint Martin, em direcção a Anguila.

 Hintergrund  oben auf allen Seiten: Bucht von Deshaies (Robertopositivo RP); Strand von La Grande Anse Deshaies (RP); Insel bei Gosier,

Giraud 2006 Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG; Strand von Bois Jolan bei Sainte Anne, Giraud 2005 Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe; Yachten und Yachten mit Korossolblumen Comité Territorial du Tourisme de Saint Barthélemy; Wanderweg bei Goyave, Aurélien Brusini 2012, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe; Petite Terre, Nathalie Bordy, Mairie de la Désirade; weitere Bilder privat 

Kontakt: Robert Erdt, Portable Guadeloupe 06 52 42 97 67 

Deutschland Tel. 0049 1578 034 1118

c/o Maison Jean-Pierre, route de la nouvelle Cité, F-97126 Deshaies, Guadeloupe Mail: service@robert-erdt.com