Surf nas Antilhas Menores - Spots & Swells

Excelentes condições de surf para surfistas muito bons podem ser encontradas ao largo de Saint Martin e St Barth, por exemplo. Aqui, o vento atinge velocidades de cerca de 20 nós em certos dias. Nas costas norte e oeste da Martinica, com ondas não tão altas, podem encontrar-se pontos de surf menos frequentados, a melhor estação é o Inverno europeu. Em Guadalupe, as ondas não são tão altas, os ventos frequentes proporcionam condições ideais para principiantes e surfistas recreativos, também na costa norte de Antígua. Na costa leste da ilha no Atlântico, os surfistas avançados encontrarão baías atractivas.

Surf em Guadalupe - Grande Terre - Top spot das Antilhas

Praia arenosa de Helleux na costa sul da Grande Terre perto de  St Francois © Aurélien Brusini,2021, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Praia arenosa de Helleux na costa sul da Grande Terre perto de St Francois © Aurélien Brusini,2021, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

 Guadalupe é o Topspot nas Pequenas Antilhas, com cerca de 35 spots de surf. Na parte plana da ilha de Grande-Terre, existem condições muito boas para a prática do surf, para todos os níveis, durante todo o ano. Um recife de coral mais ou menos raso proporciona boas ondas de recife. Na parte montanhosa da ilha, Basse Terre, a maioria dos spots só pode ser surfada razoavelmente bem durante a época estival europeia.

 

 

Spots para principiantes:  por exemplo, Plage de Petit Havre (entre Gosier e Ste-Anne), Plage de Gros Sable Le Helleux (entre Ste Anne e St Francois, perto de uma escola de surf), Plage des Raisins Clairs (St Francois, perto de uma escola de surf), Malibu (Port Louis).

 

 Avançados: por exemplo, Parc Damencourt de la Baie du Moule (muito popular), Anse la Barque (Ste-Anne), Plage de la Caravelle (Ste-Anne). Vento sideonshore frequentemente de esquerda

 

 

 

Muito bom surf: por exemplo, Waimea/Anse Salaboulle (a sul de Le Moule, perto da aldeia de Conchou), Anse du Souffleur (a norte de Port Louis).


Outros spots de surf são parcialmente susceptíveis ao vento e, em parte, não são totalmente seguros. Por vezes, há apenas pequenas distâncias entre as ondas "bem-humoradas" e as muito desafiantes, como em Anse du Souffleur. Recomenda-se a contratação de um instrutor de surf ou a consulta prévia dos locais. 

 

Kitesurf: Praia de Raisins Clairs perto de St. François, praia de Bois Jolan (escola de kitesurf), Les Salines, La Moule (local de ondas).

 

Tamanho do kite 10 - 14 m² com ventos alísios entre 12 - 20 kn, em excepções 25 kn. Época de kitesurf: de Novembro a eventualmente início de Maio, fora da época das tempestades tropicais. Vento: maioritariamente de esquerda (N-E) durante este período. Altura da onda na época de surf geralmente max. 2,5 - 3 metros (tamanho da ondulação 3-4 pés), força média do vento F4.

Guadeloupe Basse Terre

Surf Îlet Caret © Robin Christol, 2015, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Surf Îlet Caret © Robin Christol, 2015, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

A Îlet Caret, a cerca de 5 km da costa de Sainte-Rose, em Grand-Cul-du-Sac-Marin, é uma dica absoluta para surfistas e kitesurfers experientes. Pode ser levado por um barco de pesca ou por um charter. Temos todo o gosto em ajudar na organização. Os fins-de-semana são muito concorridos. Vento: sopra bastante forte, variando de side-off a side-on.

 

A praia de Bananier, a sul de Capesterre, no lado leste da Grande Terre, é uma praia balnear popular e ideal para aprender a surfar, com uma escola de surf local e um clube de surf. O fundo de areia torna-a ideal para os principiantes, sendo a única beach break da ilha onde é possível praticar surf durante todo o ano. A altura das ondas é geralmente razoável. No entanto, os spots La Tortue e La Pointe são reservados aos surfistas experientes.

Tristan Algret beim Surfen vor Deshaies © Guillaume Aricique, 2019, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Tristan Algret beim Surfen vor Deshaies © Guillaume Aricique, 2019, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

A praia do Hotel Fort Royal em Bas Vent - no território municipal de Deshaies - segundo o surfista profissional Tristan Algret, é provavelmente o melhor spot da ilha. A dica privilegiada entre os muito bons surfistas. O hotel tem a sua própria escola de surf e de vela e sopra correctamente.... e mantenha as suas mãos longe da bela Plage de Cluny nas proximidades: correntes subterrâneas muito fortes. Um "beach break" para esquecer.

Les Saintes

Há uma escola bretã de kitesurf na ilha de Terre-de-Haut. É levado para o mar de barco e lá sopra muito vento. Os cursos para principiantes são propostos na praia "Grande Anse", perto do aeródromo. Os spots avançados situam-se a norte e a sul da montanha "Le Chameau" de Terre-de-Haut. É claro que também se pode surfar, por exemplo, perto da ilha de Cabrit e no norte da ilha de Terre-de-Haut, na baía de Petit Havre.

Surf na Martinica

Península Caravelle, Plage La Tartane © Luc Olivier, Comité Martiniquais du Tourisme CMT
Península Caravelle, Plage La Tartane © Luc Olivier, Comité Martiniquais du Tourisme CMT

A Martinica tornou-se um destino popular para a prática de surf, especialmente na península de Caravellle. Existem várias escolas de surf na Plage de Tartane. É aqui que a maioria dos surfistas se desloca na Martinica

 

Spots para principiantes: Anse Trabaud (Sante Anne, acesso: estrada privada, taxas), Anse Cafard. 

 

 Avançados: Anse Bonneville, Plage de Tartane (ambos na península de Caravelle, a oeste) 

Saint Martin/Sint Maarten

Orient Bay, Restaurante La Playa © Clément Louineau,  Office du Tourisme de Saint Martin
Orient Bay, Restaurante La Playa © Clément Louineau, Office du Tourisme de Saint Martin

Os ondas mais populares na parte francesa encontram-se na costa leste, em Orient Bay e Galion Bay. Neste lado virado para o Atlântico, pode esperar velocidades de vento de 12 a 20 nós, por vezes até 25 nós no Inverno.  Condições muito boas não só para o surf, mas também para o kite e o windsurf. À tarde, o vento é mais fraco e as condições são boas para os cursos de iniciação. Plum Bay também continua a ser adequada para surfistas principiantes e avançados. De resto, quase só há sítios onde os surfistas muito bons podem desabafar. Anse des Pères, Grandes Cayes, etc. O mesmo se aplica a Sint Maarten: Guana Bay, Mullet Bay, Cupecoy Beach, etc. são para os melhores surfistas. Só pode repetir-se: avalie correctamente as suas próprias capacidades (por exemplo, altura da onda, wipe-out).

 

St Barthélemy

Kitesurf na lagoa de St Barth's © Guirec Pouliquen, Comité Territorial  du Tourisme de Saint Barthélemy CTTSB
Kitesurf na lagoa de St Barth's © Guirec Pouliquen, Comité Territorial du Tourisme de Saint Barthélemy CTTSB

Alguns dos melhores surfistas das Caraíbas vêm de St Barth. O desporto é muito popular nesta ilha. As ondulações não são tão altas como em Sint Maarten (máximo de 3 a 3,5 metros). A melhor altura é durante o Inverno europeu. Eis um resumo dos spots: 

 

Surfistas principiantes e avançados: Lorient, Anse des Cayes, Flamand, Anse des Lezards, Saint Jean.

 

Muito bons surfistas: Anse du Grand Fond (Toiny), Pointe Milou

Marie-Galante

Kitesurf na praia de La Feuillère, perto de Capesterre de Marie-Galante © Aurélien Brusini, 2021, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG
Kitesurf na praia de La Feuillère, perto de Capesterre de Marie-Galante © Aurélien Brusini, 2021, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG

Não encontrarás Marie-Galante em nenhum guia de viagens de surf ou revista especializada. Não é um destino para os surfistas profissionais. Isto é surpreendente, uma vez que a praia "La Feuillère" é considerada um dos melhores locais para a prática de kitesurf nas Pequenas Antilhas. Desfrute do charme inconfundível da ilha durante uma viagem de surf descontraída. No entanto, não temos conhecimento de uma escola de surf. De tempos a tempos, realizam-se campos de surf com instrutores franceses externos. Existe um clube de kitesurf em Capesterre e na praia de La Feuillère há placas que explicam as condições locais numa "zona de kitesurf".

 

Kitesurf: Plage Feuillère perto de Capesterre 

 

Surf: por exemplo, Spot des Galets, Spot de Belvedère perto de Capesterre

Antigua

Kitesurf ao largo da costa de Antigua  © The Antigua and Barbuda Tourism Authority
Kitesurf ao largo da costa de Antigua © The Antigua and Barbuda Tourism Authority

Antígua não é um dos principais destinos para a prática de surf nas Caraíbas. Isto deve-se em parte a um planalto submarino entre Antígua e Barbuda, que enfraquece a ondulação no norte de Antígua. Por conseguinte, as ondas mais adequados para a prática do surf situam-se frequentemente a sudeste, por exemplo, em Turtle Bay, Half Moon Bay e Exchange Bay.

 

A situação é diferente para o kite surf. Aqui, por exemplo, o kitesurf é muito bom no lado virado para o Atlântico, na  Nonsuch Bay, que está completamente cercada por um recife e tem ventos alísios constantes. O ponto de partida é a praia de Green Island, onde existe uma escola de kitesurf, bem como no nordeste, em Jabberwock Bay, com as suas condições de vento side-on.


 Hintergrund  oben auf allen Seiten: Bucht von Deshaies (Robertopositivo RP); Strand von La Grande Anse Deshaies (RP); Insel bei Gosier,

Giraud 2006 Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe CTIG; Strand von Bois Jolan bei Sainte Anne, Giraud 2005 Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe; Yachten und Yachten mit Korossolblumen Comité Territorial du Tourisme de Saint Barthélemy; Wanderweg bei Goyave, Aurélien Brusini 2012, Comité du Tourisme des Îles de la Guadeloupe; Petite Terre, Nathalie Bordy, Mairie de la Désirade; weitere Bilder privat 

Kontakt: Robert Erdt, Portable Guadeloupe 06 52 42 97 67 

Deutschland Tel. 0049 1578 034 1118

c/o Maison Jean-Pierre, route de la nouvelle Cité, F-97126 Deshaies, Guadeloupe Mail: service@robert-erdt.com